GUIA PARA PLANEAR UMA COZINHA DE EXTERIOR

Planear uma cozinha de exterior é fácil, mas apresenta alguns desafios.

Que tamanho deve ter? Onde deve ser colocada? Para que lado virar o grelhador? Qual o espaço entre acessórios? Que altura e profundidade deve ter? Este guia tem 7 pontos que vão ajudar a planear a Ilha BBQ perfeita:

– POSIÇÃO DO GRELHADOR – FORMA DA ILHA E SUA COLOCAÇÃO – DISPOSIÇÃO DE ACESSÓRIOS – DIMENSÕES – CONSTRUÇÃO E ACABAMENTOS – UTILIDADES – TOQUES FINAIS

POSIÇÃO DO GRELHADOR

O grelhador é a peça central da sua cozinha e o seu posicionamento é uma decisão importante tendo em conta fatores como a vista, o vento e o fumo.

  1. O grelhador fica mais bem posicionado numa direção em que o vento não leve o fumo para onde os convidados estão sentados.
  2. A parte de trás do grelhador é a mais “suja” e menos atraente. Tente posicionar o grelhador de modo a que a parte de trás fique escondida. Se planear ter cadeiras á volta da cozinha os convidados não se irão sentar atrás do grelhador, especialmente se estiver a grelhar.
  3. A brisa da noite e o vento não devem ir na direção da parte de trás do grelhador uma vez que esta funciona como uma saída de exaustor. O vento por trás vai interferir com a temperatura.
  4. Se tiver piscina e crianças, posicionar o grelhador de modo a que o “Chefe” possa ver a piscina enquanto está a grelhar poderá ser uma prioridade em relação a outras considerações.

FORMA DA COZINHA E COLOCAÇÃO

A forma da cozinha é um ponto importante pois terá um grande impacto na utilização, no custo e na aparência. Até no aspeto do jardim. A forma de algumas cozinhas é determinada pelo orçamento e espaço disponível o que pode tornar as coisas mais fáceis. Se tiver uma área grande e um bom orçamento, determinar a forma e o tamanho pode ser um grande desafio.

  1. Criar uma “lista de desejos” para os acessórios pode ser um bom ponto de partida. O número de acessórios vai determinar o tamanho da sua cozinha.
  2. Se planear ter cadeiras á volta da cozinha, tente dar a melhor vista aos seus convidados. É mais interessante olhar para a piscina do que para o muro do vizinho.
  3. Se o jardim, varanda, terraço ou casa tiver uma forma específica, pode dar continuidade a essa forma.
  4. De novo deve ter em conta o vento. A posição da sua cozinha não deve permitir que o fumo por trás do grelhador siga em direção á casa ou onde os convidados estão sentados.
  5. O acesso a utilidades muitas vezes ajuda a posicionar a cozinha. Imagine carregar uma garrafa de gás ou pagar por uma ligação de água e esgoto para um sítio bastante mais longe.
  6. Pense se vai usar a cozinha só para a família ou para entreter grupos de amigos. Isto vai ajudar a determinar o tamanho e quão perto da casa deve estar.
  7. Se gosta e planeia cozinhar todo o ano no exterior, deve considerar que a cozinha esteja debaixo de um telheiro, pérgula ou toldo para proteção do sol e da chuva. Uma opção mais barata é colocar um chapéu-de-sol na própria cozinha.

DISPOSIÇÃO DE ACESSÓRIOS

A disposição de acessórios numa cozinha pode fazer uma grande diferença na funcionalidade. Pense em separá-la por secções: zona de preparação, zona para cozinhar e zona de entretenimento. Cozinhas mais pequenas normalmente acumulam estas funções.

  1. Tente manter os acessórios “quentes” juntos (grelhador e queimador) e os frios também juntos (lavatório, frigorífico, etc).
  2. Se possível tenha um mínimo de 30cm de cada lado do grelhador para colocar um prato ou bandeja.
  3. A zona para sentar é a de entretenimento e deve estar junto dos acessórios como o frigorífico, a caixa de gelo ou centro de bebidas.
  4. Se optar por um frigorífico exterior coloque-o num sítio onde o seu acesso não estorve a pessoa que está a grelhar.
  5. É importante ter portas de acesso por baixo de acessórios que tenham entrada ou saída de água. No futuro pode ter de reparar uma fuga.
  6. Facilmente se desvaloriza o espaço de bancada e gavetas. O espaço de bancada é muito útil para preparar comida e bebidas. Ter gavetas dá imenso jeito para guardar os acessórios de cozinha, os temperos, espeto elétrico, facas, pinças, etc.

DIMENSÕES

As dimensões são muito importantes no planeamento de uma cozinha.

  1. Normalmente a altura da bancada tem 90cm, mas claro que pode ter mais ou menos.
  2. Normalmente, bancos de bar funcionam quando a altura do bar é de 105/110cms e cadeiras de refeição funcionam para balcões com 70/80cms. Se a superfície do balcão tiver medidas diferentes, vai ter dificuldade em encontrar cadeiras para se sentar confortavelmente.
  3. A cozinha precisa de profundidade suficiente para os acessórios e para a abertura da tampa do grelhador. É importante especialmente quando existe uma parede por trás. O mínimo será 70cm.
  4. A profundidade de um balcão de bar deve ser de 30cm a 45cm. O espaço para os joelhos deve ser no mínimo 25cm, mas é preferível ter 30cm.
  5. Para sentar deve deixar uma largura de 75cm por cadeira. Como espaço por trás das cadeiras, deve ter pelo menos 120cm da extremidade do balcão até um qualquer obstáculo. Assim terá espaço suficiente para uma pessoa estar sentada e outra passar por trás.
  6. Se a cozinha tiver a forma de “U” ou um dos lados estiver cercado pela casa ou uma parede é melhor ter um espaço de 120cm no interior. O mínimo são 90cm, mas será um pouco apertado.

CONSTRUÇÃO E ACABAMENTOS

Existe um número quase ilimitado para os acabamentos que a sua cozinha pode ter.

  1. A estrutura das nossas cozinhas é construída em aço galvanizado e coberta com placas de cimento e fibra á prova de água e de fogo. É leve, resistente, fica bastante espaço no interior, é rápido de construir e no futuro até poderá ser movida de sítio.
  2. O mais tradicional será construir a estrutura em tijolo e cimento. Poderá demorar mais tempo a construir e vai ficar com menos espaço no interior. Também retém mais humidade pelo que deve ter mais ventilação para evitar a criação de bolor.
  3. A escolha clássica do material para as bancadas é a pedra natural: granito, mármore, ardósia, travertino, Moleanos, lioz, etc. Tenha atenção que algumas pedras são mais sensíveis a manchas de gordura e outras são mais porosas pelo que precisam de um impermeabilizante. As cores escuras normalmente aquecem mais ao sol. Outra opção são as pedras artificiais, mas tenha atenção que deve ser própria para o exterior. Outra escolha são azulejos de cerâmica, mas apesar de serem mais baratos requerem mais trabalho e cuidado na instalação.
  4. O acabamento das laterais da sua cozinha pode ser uma simples pintura na cor que escolher, ou então em pedra. Na pedra existe a manufaturada e a pedra natural. Pode também colocar azulejos, painéis cerâmicos e outra opção a ter em conta é o microcimento.

Este é um pequeno guia para ajudar na construção da sua cozinha de exterior, mas estamos á sua disposição para ajudar com estas ou quaisquer outras questões.